AdTMAD - Grupo Águas de Portugalhttp://aguas-tmad.ptptÁguas de Trás-os-Montes e Alto Douro recebe o Selo de Qualidade Exemplar da Água pelo segundo ano consecutivohttp://aguas-tmad.pt/noticias/detalhes.php?id=93Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro

recebe o Selo de Qualidade Exemplar da Água pelo segundo ano consecutivo

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu os Selos de Qualidade Exemplar da Água para consumo humano a um total de 91 entidades de todo o país responsáveis pelo abastecimento, nas quais se inclui a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos atribuiu pela segunda vez os selos de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, que pretendem evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

O facto de, pelo segundo ano consecutivo, a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro ser galardoada com esta distinção, vem realçar o esforço e a dedicação que a empresa tem tido para prestar um serviço público de elevada qualidade às populações transmontanas e alto durienses.

De facto, o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança. No entanto, impunha-se a distinção daquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98,2% de água segura, se distinguem pela excelência. Para a atribuição dos referidos selos foi verificado, entre outros aspetos, o cumprimento de todos os critérios previstos no respetivo regulamento.

Às 74 entidades gestoras a quem foi atribuído um selo, mais 13 do que no ano passado, será entregue um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional, nomeadamente no sítio da Internet, comunicações e publicidade, entre outras aplicações, associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.

De referir ainda que esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

]]>
Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro recebe o Selo de Qualidade Exemplar da Água pelo segundo ano consecutivo2014-11-20
20 Anos que perspetivam o futurohttp://aguas-tmad.pt/noticias/detalhes.php?id=89Portugal teve uma forte evolução no setor ambiental nas últimas duas décadas. Em apenas 20 anos testemunhámos importantes transformações que se traduzem hoje em mais qualidade de vida. Lembra-se como era o ambiente em Portugal há 20 anos?


Na última década do século XX, apenas 50% da água para consumo humano era controlada e de boa qualidade; apenas 30% da população portuguesa era servida com sistemas de tratamento de águas residuais; e a deposição dos resíduos era feita, em larga medida, de forma não adequada, em lixeiras não controladas.


A mudança era necessária e urgente, num país que se queria moderno e sustentável.

1993 marca o arranque de uma verdadeira revolução no abastecimento de água e no saneamento de águas residuais em Portugal. Em resultado da integração na Comunidade Económica Europeia, foi possível implementar uma gestão empresarial, liderada pela Águas de Portugal em parceria com os municípios. Através de soluções supramunicipais, que geraram economias de escala e permitiriam uma utilização mais eficiente dos recursos, foi possível prosseguir os objetivos de melhorar a qualidade da água e aproximar os níveis de atendimento das populações aos dos restantes países da Europa comunitária. O sucesso deste modelo levou a que, no ano 2000, fosse também integrada no grupo Águas de Portugal a área de tratamento e valorização de resíduos.


Hoje, as empresas do grupo Águas de Portugal prestam serviços, direta ou indiretamente, em todo o território continental nos domínios do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais e do tratamento e valorização de resíduos. E também operam na área das energias renováveis, em serviços partilhados e em mercados internacionais.


A capacidade de planeamento e de execução, a experiência na gestão operacional e financeira, o desenvolvimento de soluções inovadoras e o forte empenho e dedicação dos nossos colaboradores permitiram resultados positivos e concretos e uma melhoria significativa nestes serviços públicos essenciais.


Hoje, mantemos os olhos postos no futuro e damos passos firmes no caminho da sustentabilidade. Temos por missão valorizar e proteger o ambiente natural e humano.

Este é um compromisso que assumimos para continuar a garantir a qualidade de vida em Portugal!

]]>
20 Anos que perspetivam o futuro2013-10-30